Translate

terça-feira, 26 de maio de 2020

"Gambas al ajillo"

"Gambas al ajillo"

(4 porções)

Ingredientes:

7 camarões-rosa grandes
1 pimenta dedo-de-moça
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
salsa para decorar
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparação

Descasque o alho e corte-o em lâminas finas. Em uma frigideira, com o fogo médio, jogue o azeite e em seguida o alho. Aguarde até que fiquem dourados, retire-os da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira, sele os camarões já limpos e temperados com sal e pimenta-do-reino por aproximadamente 2 minutos de cada lado. Acrescente a pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas finas, o alho e a salsinha picada em pedaços bem pequenos.

Ou, poupe-se ao trabalho, e venha desfrutar, desta deliciosa receita, no Iberian Deli Wine Bar

Bom Apetite!

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Presunto Duroc, diz-lhe alguma coisa?

Venha experimentar no Iberian Bar

Ao longo da história da Península Ibérica, a carne de porco, nomeadamente o presunto, assumiu um papel central na gastronomia local.

Durante a ocupação romana, a matança e o consumo do porco, já estavam perfeitamente regulamentados e estes hábitos acabaram por chegar aos dias de hoje, com as técnicas de conservação e os métodos de cura de então.

Nessa época, as regiões mais importantes de criação de porcos estão localizadas no Alentejo (Portugal), Pamplona e Tarragona (Espanha), onde se descobriu uma peça de presunto fossilizado, datada de; aproximadamente, 2.000 anos.

Posteriormente à ocupação romana, por volta do séc. XIII, começasse a aumentar a produção de suínos e a elaboração de produtos derivados. Havendo, no final desse século, relatos de varas de porcos movendo-se em liberdade pelos campos.

Desde o séc. XIV ao séc. XVIII, são raros os autores que nas suas obras não fazem menção à qualidade dos produtos derivados da carne de porco, especialmente ao presunto.

Atualmente, estão reconhecidas mais de 180 raças suínas a nível mundial, sem contar com as outras 200 raças autóctones existentes.


O objetivo dos criadores de suínos é obter raças com elevada massa corporal e alta eficiência, no entanto estas raças apresentam níveis de fertilidade baixos. Assim sendo, o cruzamento de raças procura maximizar as suas qualidades e, ao mesmo tempo, conseguir aumentar a rentabilidade das explorações, necessitando para isso de elevada fertilidade.

Assim, os melhores resultados provêm do cruzamento entre fêmeas, que possuem ADN de raças distintas, com machos de raça 100% pura, como é o caso da raça Duroc.



Esta é uma raça que se caracteriza por presuntos com elevada percentagem de gordura corporal, que permite obter peças mais suculentas, com uma excelente relação entre músculo e gordura. Resultando em presuntos de ótima qualidade com um sabor superior ao de outras raças de porcos brancos.

Curiosidade: a raça Duroc é a única em que é permitido o cruzamento com a raça Ibérica, segundo a norma de qualidade da raça Ibérica.

O processo de cura, necessário para preparar os presuntos curados, provenientes de porcos Duroc, é o mesmo que no caso da raça Ibérica. Ainda que varie o tempo de cura, que vai desde um mínimo de 7 meses até aos 24 meses.

De acordo com o tempo de cura, as classificações variam:
  • 9 meses - "Bodega ou Cava"
  • 12 meses - Reserva ou Añejo"
  • +12 meses - "Gran Reserva"
Conclusão: os presuntos de raça Duroc são uma excelente alternativa aos famosos presuntos de raça Ibérica, uma vez que aportam uma qualidade idêntica, a preços mais generosos. Recomendamos que retire as suas próprias conclusões na charcutaria do Iberian Deli Wine Barhttps://iberianbar.wixsite.com/iberianbar

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Queijo Camembert empanado com Geleia

Queijo Camembert empanado com Geleia


Ingredientes:


1 Queijo Camembert Redondo
2 Ovos batidos
Farinha de Rosca (para empanar)
Geleia de Framboesa para acompanhar (você pode usar qualquer sabor de geleia, de acordo com a sua preferência)
Óleo para fritar

Modo de preparação:

Se comprar uma peça de queijo camembert fracionado, tire a embalagem. Se não, corte em pedaços triangulares, com mais ou menos 5cm de lado.
Para empanar, passe os pedaços de queijo no ovo batido, depois na farinha de rosca e repita o processo – faça isso duas vezes para ficar bem crocante.
Frite em óleo bem quente até ficar dourado (fique atento para não queimar, essa etapa pode levar menos de um minuto).
Cubra com a geleia da sua preferência!

Ou, poupe-se ao trabalho, e venha desfrutar, desta deliciosa receita, no Iberian Deli Wine Bar

Pronto a servir!