Sendo o tomate, uma cultura presente na grande maioria dos campos de cultivo da Península Ibérica, uma fruta muito apreciada por portugueses e espanhóis, que a utilizam na confeção de muitas iguarias presentes no seu dia-a-dia, faz com que a imaginação culinária não tenha limites e se proponha a apresentar sugestões de aproveitamento, do que se possuí de melhor e em maior quantidade nas despensas das famílias ibéricas - o pão e o tomate.
É comum entrar num restaurante, na Catalunha, e ser recebido com pão caseiro barrado com a polpa e o suco do tomate, assim como está normalizada fazer-se uma refeição, por exemplo o pequeno-almoço ou um lanche, recorrendo unicamente a estes dois alimentos: o pão que fornece energia, sob a forma de hidratos de carbono e nutrientes essenciais, fibras e fitoquímicos; e o tomate que contribui com vitaminas A, B e C, e com sais minerais, como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio.
Portanto, aqui deixamos uma sugestão de entrada, acompanhamento ou refeição ligeira, para aproveitar o que de melhor tem em sua casa ou na mercearia da sua rua, e desfrutar de uma bela refeição que não requer de nenhum esforço adicional.
Curiosidade:
Trata-se de um hábito gastronómico dos catalães, el pà amb tomàquet. Adotado noutras regiões de Espanha e também ao seu idioma, onde é conhecido nacionalmente por "Pan Tumaca".
Se perguntar a um catalão qual é a comida mais típica da sua gastronomia , a primeira coisa que lhe ocorrerá dizer é, sem dúvida, o "pà amb tomàquet".
Ingredientes:
- Pão (preferencialmente de forno de lenha e fino/achatado)
- Tomate maduro
- Azeite virgem-extra
- Sal (a gosto)
Método de confeção:
1 - Cortar o pão ao meio e separar as fatias
2 - Cortar o tomate ao meio e barrá-lo no pão
3 - Deitar um pouco de azeite sobre o pão
Bom apetite!
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário